
6,9% da população brasileira sofre desta doença crônica.
Atualmente no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população total. E esse número está crescendo. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população mundial total tem diabetes.
Pensando em números tão significativos, o dia 27 de junho foi escolhido para promover a conscientização da sociedade sobre esta doença crônica e as formas de tratamento.
Quais são os cuidados que uma pessoa com diabetes precisa ter?
Com os devidos cuidados, pessoas com diabetes podem fazer tudo o que uma pessoa saudável é capaz de fazer.
O exercício físico auxilia no ajuste do controle glicêmico e pode reduzir a dose necessária de insulina e medicamentos orais, além de diminuir o percentual de gordura e aumentar a massa magra. Aliado à boa alimentação proporciona muitos benefícios como: obter um bom controle da glicemia, colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e atingir e manter um peso saudável, de forma a prevenir o aparecimento das complicações da diabetes.
Como monitorar o diabetes?
O acompanhamento do Diabetes pode ser feito através dos mais diversos programas de saúde, públicos e privados, mas o que surge como mais inovador e com bons resultados é o Monitoramento Remoto que faz uso de aplicativos de saúde conectados aos mais diversos equipamentos, como glicosímetros, balanças e pulseiras de atividades com transmissão Bluetooth.
Já existe no Brasil uma gama desses aplicativos, além de equipamentos para medição de dados de saúde, inclusive glicemia, que transmitem os dados e podem gerar alertas para o paciente e para a equipe de monitoramento, facilitando a comunicação e intervenção sobre os fatores que podem gerar riscos à saúde e situações de urgência.
Benefícios do monitoramento remoto de pacientes diabéticos
Em projeto piloto de Monitoramento Remoto que fizemos com beneficiários de uma Operadora de Saúde*, bons resultados foram alcançados. Os pacientes tiveram acesso ao aplicativo Wippe Track e à dispositivos para monitorar sua saúde. Confira os resultados:
– Redução de 15% no valor médio da hemoglobina glicada
– Redução de pelo menos 21% no risco de óbitos relacionados à diabetes
– Redução de 14% no risco de infartos
– Redução de 37% no risco de complicações microvasculares e;
– Redução de 43% no risco de amputações.
Além disso, os usuários interagiram com nossa equipe profissional através do próprio aplicativo por chat, tirando dúvidas e recebendo feedbacks de saúde individuais baseados em questionários validados e foco na mudança de comportamento para a doença.
Além de melhora na autoestima, o uso do aplicativo de saúde proporcionou empoderamento dos pacientes sobre seu autocuidado.
Neste dia, o mais importante é lembrar que o diabetes parece difícil, mas com soluções que facilitem o cuidado é possível ter mais qualidade de vida, por isso, recomendamos aos diabéticos que façam exercícios físicos, tenham bons hábitos alimentares, busquem profissionais qualificados para orientação adequada e utilizem a tecnologia a seu favor!
*O nome da Operadora de Saúde ainda não pode ser divulgado.
Acesse esta deliciosa receita de paçoca sem açúcar!