
No mundo de hoje, a tecnologia desempenha um papel importante em todos os setores, bem como em nossas vidas pessoais. A saúde é definitivamente um dos setores de grande importância. Esta fusão é responsável por melhorar e salvar inúmeras vidas em todo o mundo. A tecnologia médica é indispensável para a melhoria da saúde, segurança do paciente e gerenciamentos dos custos. Atualmente cerca de:
- 60 milhões de pessoas usam redes sociais para atividades relacionadas à saúde
- 9.000 aplicativos médicos estão disponíveis
- 72% dos internautas buscam informações sobre questões médicas.
Além de favorecer os pacientes, a tecnologia proporciona maior agilidade nos atendimentos, retorno financeiro, praticidade, confiabilidade e credibilidade. O uso de novas ferramentas tecnológicas empodera o cidadão. O indivíduo se engaja nessa transformação e passa a se preocupar mais com a prevenção do que simplesmente com o tratamento de doenças. Mais pessoas estão usando a Internet para pesquisar seus problemas médicos. Isso significa não apenas procurar por sintomas, mas também explorar tratamentos e medicamentos na web.
As unidades de saúde, estão usando as mídias sociais para estabelecer contato com os pacientes, responder perguntas sobre práticas e lançar campanhas de conscientização. Algumas unidades de saúde inclusive oferecem conversas instantâneas com enfermeiros e médicos sobre problemas de saúde. Avanços na tecnologia médica permitiram aos médicos diagnosticar e tratar melhor seus pacientes desde o início da prática profissional da medicina. Graças ao contínuo desenvolvimento da tecnologia no campo da medicina, inúmeras vidas foram salvas e a qualidade de vida global continua melhorando ao longo do tempo.
Além de trazer benefícios aos pacientes, a tecnologia também gera ganhos econômicos para hospitais, gestão pública e planos de saúde, pois estes órgãos podem mensurar e prever custos, além de preveni-los em alguns casos. A tecnologia funciona como uma ponte entre equipe de saúde e pacientes, um facilitador virtual que tem como objetivo reduzir consideravelmente idas desnecessárias aos Prontos Socorros (PS), uma vez que muitas dúvidas podem ser sanadas em casa, sem necessidade de deslocamento, reduzindo filas e gastos por parte dos planos de saúde e economia de tempo ao paciente. O uso de dados permite previsões e diagnósticos mais factíveis, além de garantir comodidade e bem-estar aos pacientes.
O Momento Atual – Monitoramento Remoto
O monitoramento remoto de pacientes crônicos é uma forma de reduzir custos e aumentar a receita.
Operadoras e hospitais tornam-se mais eficientes, diminuindo o número de procedimentos e podem oferecer um tratamento mais humanizado e focado na prevenção de doenças, ao mesmo tempo em que o paciente recebe acompanhamento em tempo real, mesmo estando em casa, e não precisa voltar ao hospital com frequência.
Com o tempo, o Monitoramento Remoto de Pacientes se tornará uma ferramenta vital para os provedores melhorarem a saúde de todos os pacientes. Hoje, menos de 30% dos serviços de saúde são digitalizados, segundo relatório da PwC. O processo manual impacta diretamente no atendimento à pacientes e no histórico médico.
Na contramão da defasagem tecnológica na área da saúde, nota-se um aumento na utilização de soluções como a Internet das Coisas (IoT), videoconferências, dispositivos conectados (wearables), além do desejo do consumidor por serviços cada vez mais personalizados e integrados. De acordo com a Gartner, o mercado de wearables tem um crescimento anual estimado de 16,7%.
No relatório “Previsões para o setor de Life Sciences & Health Care para 2022”, realizado pela Delloite, o mercado global de dispositivos médicos wearables e de sistemas remotos de monitoramento de pacientes deve atingir US$ 612 bilhões em 2022 em todo o mundo.
Outro fator que explica este movimento tecnológico é a personalização dos serviços. Segundo o estudo Global Health Care, promovido pela Deloitte, a prioridade para os pacientes é o atendimento personalizado, incluindo uma comunicação clara. Oferecer múltiplos canais de atendimento, todos integrados é extremamente importante.
Em um programa de monitoramento remoto realizado pelo Geisinger Health Plan, nos EUA, se reduziu em 23% a incidência de internação hospitalar de pacientes com doenças crônicas e em 44% a chance de internação recorrente. Além disso, para cada dólar gasto na implementação do projeto, a instituição economizou cerca de US$ 3,30.
Solução – Central de Saúde Digital
Uma Central de Saúde Digital que proporciona o monitoramento da condição de saúde do paciente em tempo real e com suporte de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais da área da saúde.
Um acompanhamento individual, entendendo que cada usuário tem sua necessidade específica e deve ser atendido de acordo com seu perfil e complexidade, seguindo protocolos clínicos baseados em evidências.
Um serviço pronto para atender pessoas saudáveis que buscam de melhorar sua qualidade de vida e pacientes com doenças crônicas, idosos, gestantes, etc.
Um aplicativo (para Android e iOS) completo que além de monitorar funções vitais como sono e batimentos cardíacos, integra-se à outros dispositivos (balança, monitor de pressão arterial e glicosímetro) via bluetooth, para acompanhamento preciso de taxas de glicose, pressão arterial, oximetria e outros indicadores do paciente de maneira ágil e eficaz, facilitando diagnósticos mais precisos e à distância.
Com base nos dados coletados diariamente, também é possível detectar os riscos dos pacientes relacionados a diabetes tipo 2, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.
Um sistema que permite ao paciente criar metas, acompanhar seu volume de atividade física, glicemia, pressão arterial, peso e outros indicadores de saúde.
Um suporte à planos de saúde e empresas para monitorarem o aumento de doenças crônicas em sua população, prevendo e garantindo o controle destas doenças. Quando os pacientes têm ciência desses riscos previamente, podem adotar hábitos de vida mais saudáveis.
Um sistema que coloca em um novo patamar o uso de smartphones e a tecnologia alinhada ao cuidado com a saúde. Acompanha tendências de mercado.
Uma considerável melhora na qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas, idosos e gestantes pode estar a um toque de distância, através do smartphone do paciente.
Resultados
Um estudo clínico realizado pela empresa em parceria com a Unimed Sorocaba-SP monitorou 55 pacientes diabéticos por um período de seis meses. Neste período foram coletados mais de 20 mil dados e computadas mais de 3,5 mil interações com a Central de Saúde Digital.
Todos os pacientes aderiram ao aplicativo Wippe Track. A adesão dos pacientes com devices também foi significativa, cerca de 80%. Além disso, 147 alertas receberam intervenção remota de um profissional de saúde com orientações aos pacientes. Foram realizadas mais de 60 videoconferências com nutricionistas e psicólogos para tirar dúvidas e apoiar os participantes do projeto. Neste período de análise, a grande maioria dos alertas ocorreu em função da hiperglicemia dos pacientes, ou seja, esses dados também podem ser utilizados para o mapeamento de doenças recorrentes, proporcionando análises de acordo com o gênero, faixa etária, região e outros indicadores relevantes. Por meio deste trabalho, onde o profissional de saúde está à disposição do paciente e orientando de perto no cuidado com sua saúde, também houve uma redução de 29% do uso do pronto socorro e 100% dos alertas foram acompanhados até a melhora do quadro clínico do paciente. Ao final do projeto piloto, observaram-se também ganhos clínicos significativos:
- 15% de redução de hemoglobina glicada;
- 55,9% de redução do risco de amputações ou mortes por distúrbios vasculares periféricos; *
- 48,1% de redução do risco de desenvolver complicações microvasculares; *
- 27,3% de redução de óbitos relacionados ao Diabetes; *
- 18,2% de redução no risco de infartos do Miocárdio. *
- Perda de peso por 62% dos pacientes;
- ROI de 1,86
*Ganhos baseados no estudo UKPDS – United Kingdom Prospective Diabetes Study
Benefícios para empresas
- Melhor gestão da saúde dos colaboradores
- Melhora do desempenho e motivação dos colaboradores
- Colaboradores sentem-se assistidos
- Redução dos fatores de risco e complicações de doenças crônicas
- Incentivo ao autocuidado e alcance de metas individuais
- Impacto positivo na imagem da empresa pelo cuidado com seu capital humano
- Detecção precoce de alterações de saúde, permitindo ação imediata e evitando custos desnecessários
Redução nos índices de:
- Absenteísmo
- Afastamentos
- Internações e uso de PS
- Sinistralidade
- Consultas e exames desnecessários
Antes restrito à empresas e planos de saúde, o Wippe chegou também ao consumidor final, transformando o monitoramento remoto e a tecnologia na saúde, cada vez mais em realidade. Navegue pelo nosso site e conheça nossas Soluções em Monitoramento de Pacientes de Telemedicina.