
As unidades de saúde, estão usando as mídias sociais para estabelecer contato com os pacientes, responder perguntas sobre práticas e lançar campanhas de conscientização. Algumas unidades de saúde inclusive oferecem conversas instantâneas com enfermeiros e médicos sobre problemas de saúde.
Avanços na tecnologia médica permitiram aos médicos diagnosticar e tratar melhor seus pacientes desde o início da prática profissional da medicina. Graças ao contínuo desenvolvimento da tecnologia no campo da medicina, inúmeras vidas foram salvas e a qualidade de vida global continua melhorando ao longo do tempo. Além de trazer benefícios aos pacientes, a tecnologia também gera ganhos econômicos para hospitais, gestão pública e planos de saúde, pois estes órgãos podem mensurar e prever custos, além de preveni-los em alguns casos.
A tecnologia funciona como uma ponte entre equipe de saúde e pacientes, um facilitador virtual que tem como objetivo reduzir consideravelmente idas desnecessárias aos Prontos Socorros (PS), uma vez que muitas dúvidas podem ser sanadas em casa, sem necessidade de deslocamento, reduzindo filas e gastos por parte dos planos de saúde e economia de tempo ao paciente. O uso de dados permite previsões e diagnósticos mais factíveis, além de garantir comodidade e bem-estar aos pacientes.