
O Programa Saúde Digital que fizemos em parceria com a Unimed Sorocaba, conquistou o 1º lugar em excelência no atendimento numa premiação concedida pela Unimed do Brasil.
Nosso piloto contemplou 55 beneficiários da Unimed Sorocaba, todos diagnosticados com Diabete Mellitus, sendo 2 participantes do tipo 1 e 53 participantes do tipo 2, 18 em uso de insulina e 32 com hipoglicemiantes orais.
Como funcionou o programa de gestão de crônicos?
Todos os pacientes participaram do programa de monitoramento remoto digital, solução que faz uso de tecnologia para permitir que a saúde das pessoas possam ser acompanhadas à distância e em tempo real ampliando o acesso aos cuidados e buscando reduzir custos.
Por meio da utilização de dispositivos médicos vestíveis (wearables) e conectados (IoT) ao aplicativo Wippe Track como glicosímetros, balanças e monitores de atividade física, dados de saúde foram coletados e transmitidos remotamente por bluetooth de forma rápida, fácil e segura a nossa Central de Monitoramento.
A central é composta por enfermeiros, nutricionistas e psicólogos que monitoram dados e engajam os pacientes ao tratamento com o objetivo de melhora na qualidade de vida.
Com base em parâmetros clínicos individuais, metas foram estabelecidas seguindo a orientação médica e eram acompanhados pela equipe de monitoramento. Os valores fora dos padrões geravam alertas classificados de acordo com protocolos de atendimento, ao que a central contatava o paciente, manejando o caso até a melhora do quadro clínico.
Acompanhamento e engajamento
A comunicação direta com a equipe de monitoramento era realizada por chat dentro do próprio aplicativo, mas também contemplava ligações telefônicas e videoconferências via Telemedicina. O papel das enfermeiras, além do acompanhamento dos alertas, era de orientação e principalmente, de engajamento, incentivando os pacientes a cuidar mais de sua saúde.
Os beneficiários também contavam com suporte de nutricionistas, que tiravam dúvidas e compartilhavam dicas para hábitos alimentares mais saudáveis. Além disso, os pacientes tinham suporte com psicólogos para auxiliar quadros depressivos e de ansiedade.
Resultados
Após 6 meses de trabalho com esses pacientes, os resultados finais foram muito significativos:
- 29% de redução no número de visitas ao Pronto Socorro
- 15% de redução da hemoglobina glicada na carteira
- 62% dos pacientes perderam peso
- 80,5% dos pacientes se engajaram com nossa metodologia
Acesse todos os resultados lendo nosso case completo.
Esta premiação concedida pela Unimed Brasil é motivo de muito orgulho para nós da BR HomMed. Acreditamos que o uso da tecnologia em favor da prevenção é a forma mais sustentável de evolução do setor da saúde.