
No estudo “O setor da saúde na América Latina: tendências e inovações” realizado pela NTT Data, 95% das empresas da área da saúde estão adotando a telemedicina como parte de sua estratégia de transformação digital. Além disso, 53% estão utilizando chatbots, com disponibilidade integral para agilizar o contato com os pacientes.
A pandemia acelerou o processo de digitalização da saúde e os dispositivos digitais tem se tornado o principal meio de comunicação quando se busca oferecer um melhor atendimento, otimizar tempo e oferecer um serviço mais ágil. A cada dia as organizações de saúde estão adotando soluções mais inovadoras.
Cerca de 81% das empresas afirmaram que aumentaram seus investimentos em atendimento, o que inclui serviços digitais usados pelos pacientes, seja para construir plataformas, websites e aplicações móveis ou para sua manutenção.
Pouco mais da metade das empresas (55%) afirmam que os esforços de inovação foram dirigidos para melhorar a assistência – focando em atendimentos mais rápidos – e para enfrentar desafios internos, como gestão da demanda e a limitada disponibilidade de profissionais da saúde.
Apenas 36% dedicam seus esforços de inovação à prevenção e vigilância epidemiológica, o que é ainda um GAP à ser preenchido neste mercado, visto que estudos internacionais mostram que a Gestão de Saúde Populacional aliada ao Monitoramento de Saúde do Paciente proporciona redução de 35% em média, nos custos de internações e visitas ao PS.
Cerca de 40% da população brasileira adulta vive com pelo menos uma doença crônica e seus tratamentos representam juntos 60% dos gastos totais de saúde do país. Só é possível gerenciar o que se mede, por isso, a BR HomMed mapeia a jornada dos seus pacientes evitando idas ao PS.